Guilherme Boulos e Marta Suplicy apresentaram os eixos centrais do plano de governo na área ambiental nesta sexta, 13, em evento com especialistas, parlamentares e candidatos e candidatas à Câmara Municipal. No encontro “São Paulo pede Socorro”, Boulos e Marta descreveram uma série de iniciativas planejadas para enfrentar a crise climática na capital paulista, a exemplo do grave contexto de recordes seguidos de poluição do ar, altas temperaturas e queimadas.
As diretrizes incluem implantar 200 km de corredores verdes na cidade, assim como todos os parques previstos no Plano Diretor, iniciativa associada ainda ao plantio de árvores para fazer frente às ilhas de calor, facilitar a drenagem e combater a poluição. “Faremos o programa de sustentabilidade mais ousado da história de São Paulo”, afirmou Boulos, após denunciar a omissão do prefeito diante da crise atual, com umidade relativa do ar em certos bairros equivalente ou pior que a do deserto do Saara.
O candidato do PSOL se comprometeu a estimular a descarbonização do transporte da cidade como um todo, em especial garantindo a troca progressiva dos ônibus por modelos elétricos ou híbridos até alcançar pelo menos 50% da frota. Boulos ainda defendeu a revisão do Plano Diretor de Drenagem, a elaboração de um novo Plano Municipal de Redução de Risco e a universalização da coleta seletiva, que hoje não cobre cerca de um quarto das ruas paulistanas. Em parceria com cooperativas de catadores, a meta é ampliar significativamente a reciclagem e a compostagem, gerando emprego, renda e insumos para a agricultura familiar, por exemplo.
Confira aqui as propostas para o Meio Ambiente e a íntegra do programa de governo.